História

O habitante primitivo da região do município de Acorizal foi o povo bororó. Vítima do contato indiscriminado e da preia nos primeiros anos de Cuiabá, o índio foi desaparecendo, perdendo sua organização tribal. Os primeiros dias de vida organizada em Acorizal aconteceram após o assentamento dos garimpeiros na região de Cuiabá, dos quais não restou memória. No entanto alguns nomes de garimpos permanecem na geografia de Acorizal, dentre eles o sugestivo nome de Candonga, que popularmente significa lisonja enganosa. Constam que duas famílias de portugueses fugiam de perseguições políticas cuiabanas, em 1817, e se arrancharam onde hoje se assenta a igreja de Nossa Senhora das Brotas. Uma das famílias possuía uma estátua de Nossa Senhora das Brotas para veneração.

As duas famílias se ocupavam com caça, pesca, garimpagem e se entendiam com os índios do povo bororó das circunvizinhanças, escapos às antigas preias paulistas. Uma família possuía uma vaca com cria. Sete meses depois de chegarem ao novo sítio, a vaca desapareceu. Após muito procurarem, a vaca foi encontrada morta no córrego do Garimpo da Candonga. Em prece fervorosa, os sitiantes colocaram a imagem de Nossa Senhora num tronco seco de uma árvore do cerrado, comumente denominada lixeira e pediram recurso, pois não podiam ficar sem gado. Na manhã seguinte, o tronco da lixeira rebentava em brotos e a vaca apareceu com o ubre cheio de leite. Agradecidos, os portugueses modelaram uma vaquinha em barro, com as pernas para cima e a colocaram no pé da imagem.

Brotas, com o tempo, passou a produzir víveres para Cuiabá. Tudo era transportado Rio Cuiabá. O progresso chegou a pôr o nome de Brotas em destaque, devido à plantação de canaviais pelas beiras de correntes de água.

Com a intensificação do movimento para o norte, devido à borracha, Brotas tornou-se ponto obrigatório dos viajantes.

A Lei Provincial de 25 de agosto de 1833, criou o Distrito Paroquial de Nossa Senhora das Brotas, subordinado à Freguesia de Nossa Senhora do Livramento.

A Lei n.º 211, de 10 de maio de 1899, torna o distrito de Brotas dependente de Cuiabá.A Resolução n.º 229, de 8 de março de 1900, transfere Brotas novamente para o município de Nossa Senhora do Livramento.

A Lei n.º 380, de 27 de maio de 1903, subordina o distrito de Brotas ao município de Cuiabá com designação de novos limites.Com o projeto de linha telegráfica de Cuiabá a Porto Velho, Brotas tornou-se posto telegráfico. Aqui Rondon tomou as últimas providências para o reconhecimento do Rio Juruena, até então insuficientemente conhecido. Rondon chegou a Brotas a 7 de agosto de 1907. No dia 15 de agosto, Rondon inaugurou a estação telegráfica de Brotas.

O Decreto-Lei n.º 208, de 26 de outubro de 1938, altera a denominação de Brotas para Acorizal.

A origem do nome Acorizal vem do coqueiro acori, abundante na região.

A Lei n.º 1.064, de 30 de junho de 1938, criou o Distrito de Paz de Aldeia, no município de Cuiabá.

O Decreto-Lei n.º 145, de 29 de março de 1938, elevou Aldeia a categoria de Vila.

O Decreto-Lei n.º 208, de 26 de outubro de 1938, alterou a denominação de Aldeia para Alegrete.

Por fim, o Decreto-Lei 545, de 31 de dezembro de 1943, alterou a denominação de Alegrete para Engenho. Com a criação do município de Acorizal, Engenho passou a este município.

A Lei n.º 663, de 10 de dezembro de 1953, retificou os limites dos Distritos Policiais de Acorizal, Aleixo e Baús.

A Lei n.º 691, de 12 de dezembro de 1953, de autoria do deputado estadual Lenine Póvoas, criou o município:

"Artigo n.º 1 - Fica criado o município de Acorizal, constituindo dos territórios dos atuais distritos de Acorizal, Engenho e Jangada, que serão desmembrados de Cuiabá.

Artigo n.º 2 - O município de Acorizal terá por sede a atual vila de Acorizal e ficará constituindo um têrmo da Comarca de Cuiabá."

Fonte: citybrazil.com.br